Bicicletas de montanha
Melhores Bicicletas de Montanha
É amante de desportos radicais, especialmente ciclismo de montanha? Se a resposta for sim, está no sítio certo. Se não, então você também o é, porque será apresentado a uma nova forma de desfrutar das maravilhas da natureza.As bicicletas de montanha estão equipadas com as melhores ligas e peças para suportar e superar os obstáculos da paisagem. Alguns são mesmo adequados para corridas e competições de cross-country.No artigo seguinte, analisámos os melhores modelos de bicicletas de montanha do mercado para o ajudar a encontrar o modelo certo para si e escolher o modelo certo para o seu estilo de vida.
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As melhores bicicletas de montanha para o exercício
O que é que considerámos nesta comparação?
Após testar os modelos melhor classificados no mercado e analisar cada uma das suas características em profundidade, acreditamos que os pontos mais importantes a considerar na compra de uma bicicleta de montanha são os seguintes.
Tipos de bicicletas
É importante considerar o tipo de utilização que terá antes de comprar a sua bicicleta de montanha, pois isto dependerá de comprar o tipo certo para si. Todos eles são concebidos para diferentes terrenos e actividades, por isso é necessário garantir que faz a escolha certa para o seu tipo particular de utilização.
Abaixo analisamos os diferentes tipos, como eles diferem e que características cada tipo de bicicleta tem de ter para ser adequada ao seu uso pretendido.
Atravessar o país
As competições de cross-country são corridas que exigem que os ciclistas percorram montanhas a alta velocidade. A estrada é normalmente plana ou ascendente com obstáculos como rochas, rampas, terreno lamacento ou trilhos tecnicamente difíceis. Por este motivo, este tipo de bicicleta é utilizada em Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e corridas de elite.
As suas rodas têm 29 polegadas, pelo que vão mais depressa a cada pedalada, e a sua suspensão é normalmente removida para as tornar mais leves e manobráveis.
Caminho
É uma das bicicletas de montanha mais comuns entre a maioria dos entusiastas do ciclismo de montanha, uma vez que a sua versatilidade a torna adequada para diferentes tipos de terreno: Trilhos florestais, estradas de terra, troços rochosos, caminhos de montanha e outros.
São perfeitos para explorar novos trilhos e são muito manejáveis para ensaios e descidas que requerem uma certa técnica. Têm normalmente rodas de 29 polegadas e estão disponíveis com suspensão dianteira ou traseira. Alguns fabricantes chamam-lhes trilha se tiverem suspensão dianteira e todas as montanhas se tiverem choque traseiro.
Enduro
As bicicletas de enduro são uma etapa intermédia entre o cross-country e as bicicletas de trilha, porque enduro é uma disciplina competitiva que combina a técnica de downhill com a resistência da trilha. Portanto, estas bicicletas são a melhor escolha para estradas e trilhos com grandes subidas, onde se tem de subir e descer colinas e montanhas.
Têm um grande curso de suspensão e um espigão de selim telescópico que se adapta à pedalagem em diferentes situações.
Downhill
Estas bicicletas são concebidas para descer colinas, pistas ou escadas a toda a velocidade e são frequentemente utilizadas em competições, especialmente em eventos de descida de colinas. Têm normalmente suspensão dupla para proporcionar um amortecimento total. São rígidos e construídos para resistir a choques e quedas a alta velocidade.
A sua concepção está centrada na sua função específica, uma descida rápida. O quadro é portanto um quadro inclinado, onde o tubo superior cai para baixar o centro de gravidade e tornar a bicicleta mais fácil de manobrar. Além disso, a sela está na posição mais baixa possível, uma vez que o cavaleiro tende a permanecer sempre na posição vertical durante a descida.
Maratona
Este tipo de bicicleta está equipada com suspensão dupla e é concebida para percursos muito longos ou mais exigentes do ponto de vista técnico. São normalmente feitos de materiais muito leves, tais como fibra de carbono, para reduzir o peso e tornar a viagem mais rápida.
Têm também rodas de 29 polegadas que lhe permitem cobrir mais distância em menos tempo.
Conselhos de compra de bicicletas de montanha
Geometria no seu MTB
Falar sobre a geometria das bicicletas de montanha é um tema complicado porque a geometria ideal depende do gosto de cada cavaleiro. No entanto, a bicicleta deve ter uma grande distância entre o selim e o guiador e um ângulo de assento íngreme.
Uma altura baixa do pedal também favorece a geometria do produto e proporciona estabilidade ao curvar. No entanto, isto pode mudar se o cavaleiro quiser andar sobre terrenos irregulares, uma vez que os pedais baixos podem esfregar no chão e ser desconfortáveis.
É importante notar que uma bicicleta não deve ser julgada pela sua geometria, uma vez que não é a geometria que determina o quão bem uma bicicleta anda, mas uma combinação de factores que interagem.
Tipos de suspensões e sua importância
As bicicletas de montanha são diferenciadas por tipos de suspensão, cada uma das quais com características específicas.
Suspensão frontal
As bicicletas com suspensão dianteira são também chamadas bicicletas rígidas. São ideais para principiantes porque têm apenas uma suspensão na roda da frente, chamada garfo de suspensão, que é utilizada para amortecer os solavancos do terreno da montanha e proteger o cavaleiro.
As bicicletas com este tipo de suspensão incluem bicicletas desportivas, bicicletas XC, bicicletas de trilho, bicicletas gordas e bicicletas de salto de terra.
Suspensão dupla
As bicicletas de montanha de suspensão dupla são consideradas mais confortáveis porque têm suspensão dianteira e traseira e choques aéreos ou de mola na traseira. Estas bicicletas são ideais para andar em terrenos acidentados ou rochas soltas.
As bicicletas de suspensão dupla incluem a maratona XC, as bicicletas de trilho/toda montanha, enduro e DH.
Material da armação: fibra de carbono ou alumínio?
Actualmente, as bicicletas com quadros de alumínio são mais populares no mercado, mas o carbono também está a tornar-se mais comum. Isto porque o carbono é um material mais leve e mais rígido, o que significa menos peso na bicicleta. Além disso, a rigidez deste material significa que a energia é melhor transmitida, o que significa uma maior eficiência.
O alumínio, por outro lado, é melhor a absorver choques a alta velocidade que podem ser causados por detritos na estrada. É também um material muito mais fácil de reciclar quando a bicicleta atinge o fim da sua vida útil.
É importante notar que o carbono pode ser um material muito caro, pelo que as bicicletas com este tipo de quadro podem estar acima do orçamento médio. Portanto, em última análise, pode resumir-se a uma questão de orçamento.
Bicicletas de montanha para mulheres
Algumas marcas de bicicletas oferecem modelos específicos para mulheres com guiador estreito onde as pegas têm um diâmetro menor, suspensão ajustada ao peso e quadros finos.
Outras marcas, contudo, oferecem modelos “unissex” nos tamanhos S a XL, que podem ser perfeitos para muitas mulheres que procuram uma variedade de opções de tamanhos para um ajuste perfeito.
Tamanho das rodas
É importante escolher o tamanho de roda certo para cada estilo, e hoje em dia é comum encontrar bicicletas com rodas de 27,5 e 29 polegadas.
Se quiser controlar melhor a bicicleta em trilhos apertados e sinuosos, pode optar por uma bicicleta com rodas de 27,5 polegadas. Esta roda mais pequena é mais leve, acelera mais rapidamente e responde melhor aos movimentos do cavaleiro.
No entanto, este tamanho de roda pode ficar preso mais facilmente em terrenos muito irregulares do que rodas de 29 polegadas. Além disso, as rodas 27,5 são frequentemente a melhor escolha para os pilotos mais pequenos (especialmente aqueles com menos de 1,70 m), uma vez que oferecem um melhor ajuste e são mais fáceis de controlar.
As bicicletas com rodas de 29 polegadas são conhecidas por serem capazes de ultrapassar obstáculos mais facilmente. Embora no passado as características desta dimensão da roda fossem apreciadas principalmente pelos ciclistas de todo-o-terreno, ela tornou-se lentamente aceite em todas as disciplinas do ciclismo.
As rodas de 29 polegadas são mais estáveis a altas velocidades do que as bicicletas com rodas de 27,5 polegadas, e como os pneus têm uma maior área de contacto com o solo, a tracção é aumentada.
Vale a pena notar que no passado, as bicicletas com rodas de 29 polegadas eram vendidas para os ciclistas mais altos. No entanto, nos últimos anos, os fabricantes de bicicletas fizeram progressos significativos no desenho de bicicletas de pista e não é raro ver ciclistas de 1,55m a pedalar com este tamanho de roda.
Perguntas que poderá ter
Como posso ajustar a suspensão na minha bicicleta de montanha?
O ajuste da suspensão da nossa bicicleta de montanha é uma das partes mais importantes da nossa máquina, uma vez que estes ajustes ajudam-nos a tirar o máximo partido dela em cada passeio de montanha.
A primeira coisa a fazer é abrir todos os amortecedores de compressão e rebote, o que não é o caso em algumas bicicletas. Se for este o caso, devem ser rodados no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Depois a pré-carga de ar deve ser ajustada com uma bomba especial, introduzindo a pressão de ar especificada pelo fabricante em cada uma das suspensões. Neste ponto é muito importante aprender a ajustar o SAG, e a melhor maneira de o fazer é conhecer a viagem real das suspensões e calcular entre 20 e 30%.
Não devemos esquecer de ajustar também o amortecimento do ressalto, porque dependendo de como ajustamos este aspecto, as suspensões voltarão à sua posição inicial mais ou menos rapidamente após um impacto.
Finalmente, testar a bicicleta de montanha para ter a certeza de que tudo está em ordem ou se precisar de fazer pequenos ajustes.
Precisa de manutenção básica?
Para desfrutar da sua bicicleta de montanha durante muito tempo, é importante que a mantenha em boas condições, e para o fazer deve efectuar a manutenção básica das partes sensíveis.
O sistema de suspensão é geralmente a parte mais sensível da sua bicicleta de montanha, uma vez que é a que mais sofre com o uso pesado. Com uma utilização frequente, é importante que se mude o óleo do sistema hidráulico pelo menos uma vez por ano. O mesmo se aplica ao elemento essencial da transmissão, a corrente, que deve ser trocada regularmente todos os anos, uma vez que uma corrente gasta pode danificar outras partes da sua bicicleta.
Deve lubrificar a corrente de dois em dois ou de três em três passeios. Pode fazer isto com um desengordurante e um lubrificante. Primeiro limpe a corrente com um trapo e desengordurante, deixe-a secar e depois aplique o lubrificante na corrente rodando-a com o pedal contra o sentido da marcha.
Se notar que as engrenagens são um pouco frouxas, deve substituir os cabos e as bainhas. É aconselhável fazê-lo de dois em dois anos ou mais, pois são estes os elementos que lhe permitem operar as engrenagens através dos comandos do guiador.
Para bicicletas de montanha, os pneus precisam de ser enchidos com líquido de protecção contra furos algumas vezes por ano, cerca de 25 ml por roda é suficiente para os manter em perfeitas condições e prolongar a sua vida útil.
De que tamanho de bicicleta preciso?
O tamanho certo da sua bicicleta depende da sua altura, por isso é importante verificar as especificações de altura do fabricante da bicicleta. Experimente o tamanho seguinte para cima e verifique o comprimento desde a sela até ao suporte traseiro depois de verificar os conselhos. Se se sentir confortável com este tamanho, tente um tamanho maior.
Em circunstância alguma deve comprar uma bicicleta mais pequena, pois é falso que sejam mais manobráveis e ágeis, pelo contrário, são imprecisas, desconfortáveis e menos estáveis.
Outros produtos em bicicletas
Existem muitos modelos de bicicletas no mercado, e cada um deles é adaptado a uma necessidade específica. Se ainda não sabe qual deles é o mais indicado para si, consulte os nossos guias para as melhores bicicletas e produtos relacionados este ano.